A cirurgia de substituição total do quadril substitui o osso danificado e a cartilagem da articulação com polietileno (um material plástico) ou componentes cerâmicos e metálicos.
A prótese de quadril é uma articulação artificial composta de uma haste femoral com uma cabeca (esfera) e uma taca de encaixe (concha acetabular e revestimento, se houver).
A haste femoral é feita de metal (geralmente uma liga de titânio ou cromo-cobalto ou aço inoxidável). A cabeça é feita de cerâmica ou metal. A taça é composta de 1 ou 2 partes, dependendo do procedimento: cimentado (geralmente apenas um componente de polietileno) ou não cimentado (concha acetabular metálica e o revestimento). No caso de uma concha acetabular metálica, um revestimento cerâmico ou de polietileno articula contra a cabeça. Todos os materiais utilizados na artroplastia de quadril são altamente biocompatíveis.
Com quase 70 anos de história, a cirurgia de substituição total do quadril é um procedimento muito comum e seguro para o tratamento da artrite grave.
Os principais benefícios de uma substituição total de quadril bem-sucedida são:
A dor será rápida e drasticamente reduzida e, geralmente, eliminada.
Seu quadril funcionará com menos esforço, quase recuperando sua mobilidade original.
Suas atividades diárias e sua vida social não serão mais limitadas pela dor e mobilidade reduzida.